20 de abril de 2017

Turismo e Infraestrutura

LAZER E TURISMO

O maior atrativo da Fortaleza são os trabalhos ritualísticos do Santo Daime realizados pelo Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado – CEFLI, instituição religiosa presidida pelo Sr. Saturnino Brito do Nascimento, filho do Mestre Conselheiro Luiz Mendes.

A comunidade dispõe de um parque ecológico ambiental denominado Encantos da Floresta, com trilhas para passeio e salões para trabalhos do Santo Daime. O parque possui uma grande variedade de animais silvestres como macacos, cotias e pássaros, além muitas de árvores nobres.

Há também outros atrativos consideráveis, como os banhos refrescantes do Igarapé Traíra, que amenizam o típico calor amazônico, e o Rio Xipamano, limítrofe do Brasil com a Bolívia: rio selvagem e navegável apenas pelos ribeirinhos da região.

A melhor época para conhecer a Fortaleza é no período dos festivais de Janeiro, quando a comunidade organiza um encontro ecumênico do Santo Daime, o Encontro Para o Novo Horizonte, no qual participam pessoas de várias regiões do Brasil e do mundo.

A Comunidade Fortaleza está aberta a visitação o ano inteiro, entretanto faz-se necessário que os visitantes comuniquem antecipadamente sua visita entrando em contato conosco.

  • Ana Emylli

Celular: (68) 9242-3713

E-mail: ana.emylli@yahoo.com.br

  • Suzirene

Celular: (68) 9203-9119

E-mail: suzirene.nascimento@yahoo.com.br

  • Edson Alexandre

Celular: (68) 9984-1432

E-mail: edson.luzeiro@gamil.com

 


INFRAESTRUTURA

As instalações para visitantes são muito simples, como a própria comunidade: banhos no Igarapé Traíra e galpões com cobertura artesanal de palha para acampamento na floresta. A opção mais viável é hospedar-se na casa dos moradores do lugar. No entanto, faz-se necessário combinar esta intenção antecipadamente com os eventuais moradores.

Há também uma mini-pousada, com instalações simples, mas  propícias para uma boa hospedagem. Para as refeições, os visitantes podem contar com uma cozinha geral onde são preparadas e servidas três refeições diárias ou o próprio visitante poderá levar consigo e preparar sua própria alimentação. A contribuição para a diária referente à hospedagem na pousada mais alimentação custa o equivalente a R$ 60,00.

Vale ressaltar que não há qualquer tipo de cobrança em dinheiro ou quaisquer outros valores para participar dos rituais religiosos do CEFLI, conforme o disposto no Art. 1 do Estatuto e do Regimento Interno daquela instituição religiosa.