16 de julho de 2009

Luiz Mendes

Na evolução e desenvolvimento da Doutrina do Santo Daime, merece especial destaque a pessoa do Mestre-Conselheiro Luiz Mendes do Nascimento, que acompanhou o nosso fundador Mestre Imperador Raimundo Irineu Serra nos nove últimos anos de sua existência terrena.

Durante sua convivência com o Mestre Irineu, foi aclamado por ele como orador oficial, devido a sua grande capacidade espiritual de fazer uso da palavra.

É zelador do hinário “Vós sois Baliza” de Germano Guilherme. Naquele tempo, quando se executava este hinário eram cantados os seus hinos antes, pois eram ainda poucos. “O Centenário” é o nome de seu primeiro hinário, já fechado, com 132 hinos. O segundo se chama “Novo Horizonte”, atualmente com 43 hinos (abril/2017).

Luiz Mendes nasceu em 4 de janeiro de 1940 no Estado do Acre. Seu pai era cearense de Uruburetama e sua mãe acreana. Sua esposa, Madrinha Rizelda, é filha de dona Ana de Souza e do sr. Elias Brito, uns dos mais antigos discípulos do Mestre.

Após a passagem do Mestre para o plano espiritual, Padrinho Luiz frequentou os trabalhos durante dois anos na sede original, sob o comando do sr. Leôncio Gomes da Silva – nomeado presidente pelo próprio Mestre e, depois, contribuindo para a expansão da Doutrina, foi um dos fundadores do CEFLURIS sob o comando do Padrinho Sebastião Mota de Melo, do CICLU sob o comando do sr. Francisco Fernando Filho (Tetéu), do CICLUJUR sob o comando dos srs. Tufi Rachid e Ladislaw Nogueira, e de outros centros.

Conta o Mestre-Conselheiro sobre a Festa do Centenário do Mestre Irineu, que ele idealizou e promoveu em Rio Branco:

Quem primeiro levantou o questionamento da necessidade de uma comemoração para essa data fui eu, um ano antes, em 1991. Comecei a divulgar e a convidar vários segmentos que comungam essa santa bebida, inclusive o Mapiá, a Barquinha e a União do Vegetal. Cada igreja trouxe seu Daime. Foi uma semana de festa – domingo a domingo – sendo que o aniversário dele (15/12) foi o dia central do evento. Para mim, foi um dos maiores acontecimentos dentro da nossa história.

Atualmente vive na Vila Fortaleza, comunidade fundada por ele, localizada no município de Capixaba, BR 317, km 89, Projeto de Assentamento São Gabriel, Ramal da Gameleira ou Eletrônico, km 15, a 100 km de Rio Branco, às margens do Rio Xipamano na divisa com a Bolívia. Acompanhado pelos filhos Saturnino, Solon, Solange, Elias, Holderness, Rosalange e Luiz Brito, com suas respectivas famílias, e outros amigos e irmãos, trabalha na floresta com agricultura de subsistência, plantações de Jagube e Rainha, extrativismo, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Fonte viva de informações sobre o nosso Mestre, é com grande prazer e alegria que Padrinho Luiz recebe a todos que o procuram para contar os casos e ensinamentos deixados por ele. Saiba mais lendo o depoimento completo:

Depoimento Luiz Mendes