20 de abril de 2017

Histórico

BREVE HISTÓRIA

A história da Comunidade Fortaleza começou em 1993, quando o Sr. Luiz Mendes juntamente com um grupo de amigos e familiares decidiram renunciar a vida da cidade e fixar residência nos encantos da grande floresta Amazônica para se dedicar a agricultura e aos rituais religiosos do Santo Daime. Escolheu uma colocação do antigo seringal São Gabriel com o nome de Fortaleza, o que se enquadrava bem com a natureza do lugar, e passou a organizar pacientemente sua nova morada.

Ainda no mesmo ano, um pequeno grupo de voluntários lhe acompanhou com o objetivo de desbravar e ao mesmo tempo criar estrutura no local para uma futura fixação definitiva. Com muito sacrifício foi construída uma pequena casa, feito um pequeno roçado e melhorado o acesso. Somente em 1996 foi inaugurada a primeira sede para os trabalhos espirituais do Santo Daime. Vale ressaltar que esses mesmos trabalhos eram realizados em um local improvisado.

Em 1996, o Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA regularizou a posse da terra para os antigos moradores do ex-seringal dando origem ao Projeto de Assentamento São Gabriel. Nessa época, a colônia Fortaleza recebeu seu primeiro documento de posse, além de ganhar novas áreas de terra para os agregados da então pequena comunidade. Tempos depois, o assentamento cedeu lugar para pequenas e médias fazendas de criação de gado, restando apenas uma pequena área preservada de floresta onde se insere a Fortaleza.

Com o desenvolvimento da região, a Comunidade ganhou serviços básicos como escola para as crianças, acesso rodoviário às cidades mais próximas e luz elétrica. Na atualidade, a Fortaleza recebe visitantes de várias partes do Brasil e do mundo e representa um lugar de referência para muitos seguidores da Doutrina do Santo Daime.