2009-08-24

Encontro Para o Novo Horizonte

ASPECTOS GERAIS

Consecutivamente desde o início dos anos 2000, a Comunidade Fortaleza tem organizado um festival ecumênico do Santo Daime denominado Encontro Para o Novo Horizonte. Tal evento tem reunido pessoas de diversos lugares do mundo: Estados Unidos, Canadá, países da Europa e África. Também tem reunido pessoas de várias regiões do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e muitos outros estados brasileiros da região Nordeste, Sul e Centro Oeste.

Trata-se de um encontro de 10 dias de duração nos quais são realizados rituais sagrados da Doutrina do Santo Daime conforme o legado do Mestre Fundador Raimundo Irineu Serra. A programação deste evento inclui sessões de concentração, festejos oficiais, trabalhos na floresta, trabalhos de cura, lazer, cultura e entretenimento. É com grande satisfação e alegria que o Mestre Conselheiro Luiz Mendes e toda a sua família e irmandade recebem os seus amigos, irmãos e simpatizantes na Comunidade Fortaleza.

XIX ENCONTRO PARA O NOVO HORIZONTE

PROGRAMAÇÃO

O Encontro Para o Novo Horizonte está dividido em dez dias de festa contemplando rituais daimistas distintos, apresentações artísticas e recreações culturais.

30 de Dezembro – A última concentração do ano.
A sessão de concentração é um rito oficial do Santo Daime que acontece nos dias 15 e 30 de cada mês. Na sede da Estrela D’Alva a última sessão de concentração do ano é o trabalho de abertura do Encontro Para o Novo Horizonte.

31 de Dezembro – Passagem de ano.
Esta é a festa mais extensa do festival, marcada pela comemoração da chegada do ano novo bailando os hinários Centenário e Novo Horizontedo Mestre Conselheiro Luiz Mendes doNascimento.

01 de Janeiro – Confraternização cultural.
É o dia dedicado à cultura. Nesta ocasião são realizados shows musicais e apresentações teatrais na lanchonete Maloca da Lagoa. Os artistas são os próprios participantes do festival do Encontro Para o Novo Horizonte.

02 de Janeiro – Trabalho da mata.
Este trabalho acontece durante todo o dia e uma parte da noite. Os participantes tomam o Daime e caminham pelas trilhas ecológicas do Parque Ambiental Encantos da Floresta até os terreiros preparados especialmente para cantar o hinário A Oferenda do irmão Edson. É um dia dedicado ao lazer na floresta.

03 de Janeiro – Aniversário do Mestre Conselheiro Luiz Mendes.
Esta festa é o ponto central do Encontro Para o Novo Horizonte. É o dia em que a Fortaleza concentra o maior número de visitantes. Na ocasião são bailados os hinários Pequenininho e Sou Feliz de Saturnino Brito e Tufi Rachid Amim, respectivamente. Durante o trancurso dessa festividade são incorporadas as homenagens ao Mestre Conselheiro.

04 de Janeiro – Espaço cultural e artístico.
É uma continuidade das apresentações artísticas iniciadas no dia 01 de Janeiro. Nesta ocasião é dada a abertura aos artistas que porventura não conseguiram realizar suas apresentações no primeiro dia de confraternização.

05 de Janeiro – Festa dos Santos Reis do Oriente e entrega dos trabalhos.
Essa também é uma comemoração oficial do calendário daimista e uma das mais importantes festas da Doutrina do Santo Daime. É bailado o hinário Cruzeiro de Mestre Irineu seguido de uma solenidade simbólica de entrega de trabalhos espirituais referentes ao ano anterior.

06 de Janeiro – Trabalho de cura Os Chamados.
Nesta ocasião é efetuado um trabalho de cura específico denominado Os Chamados, que foi recebido pelo próprio Luiz Mendes para auxilar os necessitados.

07 de Janeiro – Trabalho do Xubuã.
Durante o dia e uma parte da noite os participantes se reúnem no Xubuã para cantar Os Mistérios da Natureza, Novo Plano e Floresta encantada do irmão Solon Brito.

08 de Janeiro – Festa de encerramento do Encontro Para o Novo Horizonte.
É o trabalho de encerramento do Encontro Para o Novo Horizonte. Nas últimas edições desse festival, o encerramento tem acontecido com o bailado dos hinários Alvorada e Nova Jerusalém da senhora Ana de Souza e do Padrinho Sebastião Mota, respectivamente.

Maiores informações:

(68)992482612 – Ana Emylli
(68) 992039119 – Suzirene

 

DADOS BANCÁRIOS:

  • Banco do Brasil
  • Agência: 4026-6
  • Conta Corrente: 19.329-1
  • CEFLILUMINADO R NASCIMENTO

 

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar