Francisco Fernando Filho, o Tetéo

2017 é o ano comemorativo ao Centenário de Francisco Fernando Filho, o “Tetéo”, nascido em 13 de dezembro de 1917.

Aqui no plano terreno, seu achado principal foi encontrar em meados da década de 60 a Doutrina do Santo Daime, onde haveria de conhecer o seu Mestre Raimundo Irineu Serra “Juramidam”. Com a passagem do Mestre em 1971, formou lado a lado com o presidente Leôncio Gomes da Silva, que fora nomeado pelo Mestre para presidir os trabalhos dentro do Alto Santo.

O Tetéo fez sua carreira espiritual dentro da busca de ser um bom irmão, fora e dentro das fileiras da Rainha da floresta postando-se sempre com boa disciplina. Buscou a luz do entendimento tomando Daime. No Daime ele buscava tudo, por isso ele canta: “É um, é dois, é três, é quatro, é cinco, é seis, quem não tiver compreendendo, tome Daime outra vez”.

O Tetéo sempre lutou para ser um irmão solidário ao lado do outro irmão, principalmente na hora da dor. Quando qualquer irmão adoecia, o Tetéo logo tratava de chegar pra perto e trabalhar pela cura do irmão. Ele até alerta no seu hinário, dizendo: “Adoece um irmão e ninguém faz concentração, a bem da saúde dele, e dá conforto a seu irmão”.

Por tudo isso e muito mais, ele recebeu o título de Assessor do Mestre, ajudando a Doutrina e cada um de nós.

Cantar o seu hinário o “Assessor” pela primeira vez em New York, promovido pelo CEFLINA (Sol Sagrado) é parte deste evento comemorativo.

Saturnino
Presidente do CEFLI